Relevo e Geologia

Formações rochosas em Queimadas.
(Foto: Prefeitura Municipal)
O município de Dirceu Arcoverde está situado na Mesorregião do Sudoeste Piauiense, Microrregião de São Raimundo Nonato. A luz da nova proposta de divisão e organização do território piauiense, esse passa a situa-se na Macrorregião dos Semiáridos Piauienses, Território Integrado da Serra da Capivara. A área territorial total do município é de 1035,2 km2, fazendo fronteira com os municípios de São Lourenço do Piauí ao norte, estado da Bahia ao sul, Coronel José Dias a leste, e Fartura do Piauí a oeste (Brasil, 2004).

O distrito sede do município está situado a uma altitude média de 740 metros acima do nível do mar. Localizada sobre as médias elevações de terra pertencentes ao conjunto de Serras Cristalinas, a cidade de Dirceu Arcoverde se destaca como a região urbana de maior altitude em todo o estado do Piauí, seguida pela cidade de Pedro II na Serra dos Matões a 600 metros de altitude.

A região é localizada sobre a formação geológica pertencente ao Escudo Cristalino, também conhecido como Maciço ou Escudo Antigo. Essa unidade estrutural é composta pelas rochas mais antigas da superfície da Terra, formada antes do período Cambriano. A longa idade dessas rochas as permitiu testemunhar grandes eventos da antiga história da Terra, tais como, movimentos tectônicos, variações climáticas e do nível do mar. Tal condição geológica, que ocupa mais de 90% do território do município, é constituída por gnaisses pertencentes aos complexos Sobradinho-Remanso e Formosa do Rio Preto (Araújo, 2011; Brasil, 2004).

Exemplo de perfil de latossolo-
vermelho - EMBRAPA
(Foto: Humberto dos Santos)
Exemplo de perfil de Latossolo-
Amarelo.
(Foto: EMBRAPA)
A região é formada por solos jovens rasos e pouco espessos, às vezes pedregosos. Há predominância de solos latossolos álicos e distróficos de textura média a argilosa, secundariamente apresenta solos podzólicos vermelho-amarelos, textura média a argilosa, fase pedregosa e não pedregosa, com misturas e transições vegetais, além de areias quartzosas, que compreendem solos arenosos essencialmente quartzosos, profundos, drenados, desprovidos de minerais primários, de baixa fertilidade (Brasil, 2004).

O relevo local compreende basicamente chapadas baixas, relevo plano com suaves ondulações e altitudes variando de 150 a 300 metros; chapadas altas, com relevo plano, altitudes entre 400 a 500 metros, encostas e prolongamentos residuais de chapadas, serras, morros e colinas com altitudes entre 150 a 500 metros (Brasil, 2004).

A Serra Dois Irmãos, ao sul do município, constitui um conjunto de serras cristalinas que define os limites entre os estados do Piauí e da Bahia, além de delimitar as bacias hidrográficas do Rio Parnaíba e São Francisco.

Por localizar-se numa região de relevo bastante irregular, o município de Dirceu Arcoverde também é conhecido como o “município dos pequenos planaltos”. Para se ter ideia, só na sede municipal há a predominância de dois pequenos planaltos, situados a norte e sul da represa. Essas regiões, além da ligeira variação de temperatura em relação à região central da cidade, proporcionam deslumbrantes paisagens que variam desde o nascer do sol sobre a serra às luzes da cidade ao anoitecer.

Vista longínqua da Serra Dois Irmãos, ao sul do município.
Foto: Wikimedia Commons