Política

Região habitada e politicamente interessada em tornar-se um município desde 1880, a localidade de Bom Jardim fundou-se e cresceu às margens do Riacho Pedregulho. Em função das condições sociopolíticas da época só viera alcançar a municipalização no final da década de 70, quando desmembrou-se do município de São Raimundo Nonato.

Praça Antônio Amâncio Ribeiro, Plano Sul, Centro - Dirceu Arcoverde
(Foto: W. Luiz)
Após a realização do plebiscito em 1979, no dia 29 de novembro, foi assinado o decreto de emancipação do município pelo então governador Waldemar Macedo, e no dia 30 do mesmo mês, o referido decreto foi publicado no diário oficial. Dentre os políticos de maior destaque estão Olímpio Dias dos Passos, primeiro administrador público do recém instituído município, além do então subsequente prefeito Hipólito Miguelino Braga natural do antigo povoado que deu origem ao município.

Em 1970 foi instalada a primeira rede elétrica no povoado de Bom Jardim que funcionava através de motor a diesel, tal fato marcava a chegada de grandes aquisições no cenário socioeconômico do pequeno povoado.

Em 1982, foi realizada a primeira eleição para prefeito, sendo candidatos Ruival pelo PDS 1, Olímpio Dias dos Passos pelo PDS 2 e Durval pelo PMDB. O pleito teve como vitorioso Olímpio Dias dos Passos, mais conhecido como "Baim", primeiro prefeito da cidade de Dirceu Arcoverde, administrando o município durante 6 anos (1982-1988).

Atualmente o município é administrado por Carlos Gomes de Oliveira, eleito no pleito eleitoral de 2012 com 53,24% dos votos.

A Câmara Municipal de Vereadores é formada por um corpo de nove vereadores, sendo eles, Reginaldo de Oliveira Gomes, Maria de Fátima da Silva, Sidney Alves de Santana, Gilmar Ribeiro da Silva, Mariano Mota da Rocha, Abi Baldoino de Castro, Rodolfo França Galvão Segundo, Suely dos Passos Soares, e Luciano Ribeiro da Silva. (TRE-PI)

Ao todo, Dirceu Arcoverde já teve seis prefeitos desde a promulgação da sua independência política e administrativa como município. Dos seis administradores que já ocuparam a sede do poder executivo do município, apenas Francisco de Castro Ribeiro teve duas gestões, que se seguiram entre os anos de 2001 à 2009.
Câmara Municipal de Vereadores de Dirceu Arcoverde
(Foto:Site skyscrapercity.com)